Para aumentar a durabilidade e evitar o apodrecimento e o ataque de insetos (brocas e cupins) na madeira, hoje em dia é muito utilizado o processo de tratamento em autoclave capaz de estender sua utilidade em até 15 anos.
A autoclavagem é um moderno processo industrial de tratamento de madeira, que incorpora tecnologia desenvolvida nos campos da mecânica e da química. Somente por meio dela é possível impregnar profundamente, na madeira, produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim, e outros agentes biológicos de deterioração. (PANSIEIRA, 2010)
A autoclave é um cilindro de aço dentro do qual a madeira é submetida a um vácuo inicial. Esse processo retira o ar e a umidade das células da madeira. Em seguida, sem permitir a entrada de ar e com alta pressão, o líquido imunizante preenche todos os espaços vazios da autoclave e da própria madeira. Após esse período de pressão, produz-se um vácuo final, que tem como objetivo retirar o excesso de líquido imunizante da madeira. (PANSIEIRA, 2010)
Nesse processo é utilizado um produto de formulação industrial, o CCAC (arseniato de cobre cromatado), dissolvido em água, e injetado na madeira, onde reage, quimicamente, no interior de suas células, se fixando de forma insolúvel. (PANSIEIRA, 2010)
Sendo um produto a base de água e inodoro, é indicado para utilizações que exijam maior durabilidade como casas pré-fabricadas, decks, parques infantis, postes, armações, etc. (PANSIEIRA, 2010)
A Madeireira do Alemão trabalha com a madeira natural e também tratada em autoclave para melhor atender o cliente.
Fonte: Pansiera, Davi Blas. Ação do vento em cobertura de madeira roliça para galpões de fertilizantes. São Paulo, 2010
Nenhum comentário:
Postar um comentário